quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

{Resenha} A Esperança - Suzanne Collins

Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Páginas: 421
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800863

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Comecei "A Esperança" com o coração na mão. Pelo fato de ser o último livro da Trilogia e também estava curiosa pra saber o que iria acontecer com Katniss e Peeta depois do Massacre Quartenário nos Jogos.

Confesso que o livro não foi nenhum pouco como imaginei. Pelo título ser "A Esperança", imaginaria que a história seria mais leve e finalmente meu casal favorito poderia viver em paz. Ledo engano.

Com o fim do "Distrito 12" Katniss é mandada para o "Distrito 13", lá ela pode ficar em segurança e se recuperar do grande choque que ela viveu no Massacre. E as pessoas podem convencê-la de ser o "Tordo", ou seja, o rosto que trará paz aos Distritos.

A Capital e os Distritos estão em guerra. Katniss tem que agir rapidamente, e não consegue pelo fato de Peeta estar nas mãos da Capital. Com isso, segue uma breve missão de resgatar Peeta e com sucesso, mas, Katniss não esperava que Peeta poderia ter sofrido alguns efeitos colaterais por causa da tortura que sofreu na Capital.

"A Esperança" me deixou tensa na maioria das vezes. Gostaria que as coisas tivessem acontecido de uma maneira mais fácil, porém houve muito sofrimento e muitas mortes que fiquei devastada. Eu li o livro com a esperança de ser mentira determinadas cenas, cheguei a pensar que Katniss estava imaginando certas coisas, mas a autora definitivamente corta os nossos corações.

Ainda prefiro "Em Chamas" pelo fato de Katniss e Peeta estarem mais unidos (não que em A Esperança esteje chato), também pelo Finnick, pois nos apaixonamos por ele de cara, e parece ter muito mais ação do que os outros.

A Esperança foi meio agridoce. No mesmo tempo que você estar louco pra devorar o livro, você fica devastado com o final, que é lindo.

-Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo à ele:
-Verdadeiro.
Página: 417


7 comentários:

  1. Olá!
    Eu amei A Esperança. Podem falar o que quiser desse livro mas, pra mim, foi o melhor da triologia. Gostei muito de Em Chamas também, já Jogos Vorazes me decepcionou um pouquinho porque a Katniss estava difícil de engolir.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando terminei de ler o livro eu voltei e reli o último capítulo.
    Foi um dos melhores livros que li até hoje.
    sua resenha ficou perfeita, melhor impossível.

    Bjão!


    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. confesso que eu nao gostei mto do final.
    mas tb nao sei se eu tenho uma ideia melhor, sei lá, só acho q fikei mais chateada msm pq eu qeria que a Kat ficasse com o Gale kkkk
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da trilogia num geral, mas esse livro, dos 3, foi o que menos me agradou.
    Adorei a resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas vi o filme que amei!!!
    Se a inda não seguiu:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei rs estou lendo ainda o primeiro, e já fiquei ansiosa para chegar nos próximos, Katniss a garota quente.

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor :)
    Adorei seu blog, uma graça!

    Não li sua resenha, pq comecei esses dias a ler Esperança, e não quero ficar sabendo de nada antes do tempo, apesar de estar morrendo de curiosidade pra saber como tudo irá terminar rs.

    Aah e gostaria de te propor duas coisas..
    tem como mandar um e-mail para: lereseaventurar@gmail.com?!


    Beeijos,
    Ler e se Aventurar

    ResponderExcluir